UFN celebra 70 anos de documento que decide pela criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição

UFN celebra 70 anos de documento que decide pela criação da  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Celebração reuniu comunida acadêmica no pátio do Conjunto 1 da UFN

Na tarde desta terça-feira (19), um ato celebrativo marcou os 70 anos da assinatura da Ata de Criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), que dá origem à atual Universidade Franciscana (UFN). A cerimônia reuniu a comunidade acadêmica em frente à Gruta de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no pátio do Conjunto 1 da UFN. Na ocasião, o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Marcos Alexandre Alves, iniciou a celebração relembrando o histórico das sete décadas da instituição.


— As irmãs franciscanas foram pioneiras na educação superior desta cidade ao colocar em funcionamento, no mesmo ano, as faculdades de educação e de saúde — relembra o pró-reitor.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A solenidade contou com um momento especial de leitura da ata de criação, proferida pela professora Vanilde Bisognin. A FIC foi a primeira instituição de Ensino Superior de Santa Maria, que já contava com a oferta de cursos superiores na cidade à época, porém nenhum era de uma instituição local.


A reitora da UFN, Iraní Rupolo, ressalta que o ato celebrativo carrega em si a bravura das irmãs franciscanas que decidiram por assumir o compromisso diante da sociedade de criarem a faculdade.


— É uma data onde se inicia o encorajamento da educação superior. Aqui se inicia um olhar de futuro, e uma responsabilidade de formação para educação, professores, posteriormente enfermeiros, e a seguir outras áreas do conhecimento. A solidez dos prédios, da presença do centro da cidade, é a solidez de ciência, conhecimento, formação, e de bem que essa Universidade transmite a santa maria e ao estado — ressalta a reitora.


Graduada em Matemática Licenciatura pela FIC em 1986, Ana Marli Bulegon, 59 anos, hoje é professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Ela relembrou com emoção a importância da faculdade ao longo da sua trajetória profissional, já que também fez a especialização, em 1987, e mestrado, em 2004, na instituição.


— É um momento de muita alegria para mim. Eu morava em São João do Polêsine, e vir para Santa Maria, estudar na nossa FIC, demonstrava o acesso ao Ensino Superior. Ter a oportunidade de fazer uma faculdade, um curso superior, também era importante pra gente, que nossa base econômica da Quarta Colônia é agrícola. Então ter um filho formado numa faculdade era bastante significativo.


A celebração teve um momento de bênção à comunidade realizada pelo frei Valdir Pretto, da Pastoral Universitária. A instalação oficial da FIC ocorreu em abril de 1955, após o parecer favorável do Ministério da Educação autorizando o processo seletivo de alunos, em 21 de março de 1955.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições abertas para processo seletivo de cursos técnicos do Iffar Anterior

Inscrições abertas para processo seletivo de cursos técnicos do Iffar

Matrículas para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino devem ser efetivadas até sexta-feira Próximo

Matrículas para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino devem ser efetivadas até sexta-feira

Educação